Que as fragrâncias têm poderes, isso ninguém pode negar! Quem nunca viajou no tempo ao sentir algum cheiro familiar, quem nunca teve uma sensação gostosa com um cheiro bom? E se eu te falar que tem hidratante que substitui perfume?
O que pouca gente sabe é por que os perfumes naturais, produzidos a partir de óleos essenciais, compostos extraídos de plantas, são tão diferentes dos convencionais.
Eu, Renata, vim de carreira acadêmica e antes de ser a fundadora da biotiê já estudei muito os óleos essenciais. Trabalhei com extração de óleos essenciais, desenvolvi métodos para análise de composição deles, descobri novas fragrâncias para grandes players do mercado e quem vos escreve é uma pessoa que se apaixonou pelos óleos essenciais há muitos anos, lá nos tempos de iniciação científica no laboratório de produtos naturais da FCFRP- USP, laboratório do professor Dr. Jairo Kenupp Bastos, em meados de 2005.
Como os perfumes são produzidos?
Os perfumes são compostos por misturas de ingredientes naturais e sintéticos (em grande parte sintéticos nos cosméticos convencionais). Essa mistura é milimetricamente arquitetada para a estruturação de um perfume, pela adição de cada ingrediente e seu propósito na composição do perfume, combinando ingredientes com diferentes comportamentos de acordo com o tempo de saída na pele, conhecidas como notas de base, corpo e topo.
Para a construção de cada uma dessas – que aqui vou chamar de camadas olfativas – são selecionados ingredientes sintéticos isolados que, juntos, se unem para compor o cheiro do perfume.

No caso dos perfumes naturais, produzidos a partir de principalmente óleos essenciais, essa combinação segue a mesma lógica. Porém, ao invés de ingredientes isolados, temos os preciosos óleos essenciais.
A diferença é que cada óleo essencial é selecionado a partir da característica principal. Porém, cada óleo essencial contém centenas de compostos com diferentes comportamentos. Isso faz com que o perfume contenha uma complexidade e uma profundidade completamente diferente de uma fragrância sintética.
Assim, tais ingredientes interagem e fazem um “balé” microscópico e volátil que alcança nossas narinas como uma música, com suas notas e acordes, que complexa e singelamente desencadeiam reações que não somente despertam o olfato, mas tocam nossa alma. E, ainda, despertam emoções e sensações que são unicamente desencadeadas por ingredientes naturais (escorreu uma lágrima aqui, pois amooooo essa complexidade).
O nosso desafio é orquestrar essa música para que as notas e os acordes toquem de maneira agradável e harmoniosa. É praticamente um trabalho artístico associado a todo um trabalho de engenharia científica a proporcionar maior segurança desses produtos (mas isso é assunto para outro post).
Hidratante que substitui perfume
Bem, contei toda essa história pra explicar pra você você possa entender que, quando você usa os hidratantes naturais da biotiê, além de ter uma hidratação verdadeira da pele, você tem um hidratante que substitui perfume. Usar e apreciar toda a riqueza de efeitos, que vai não somente para o físico, mas que a gente sente na mente e reflete na forma como a gente se sente!
Temos 3 versões de hidratante natural:
- Hidratante natural sem perfume,
- Hidratante natural com fragrância mais fresquinha (alecrim, capim limão e menta) e
- Hidratante natural com fragrância floral (lavanda gerânio e pimenta rosa).
Por Renata Tiossi, farmacêutica, mestre em produtos naturais, pós-graduada em engenharia cosmética e fundadora da biotiê.